Spotify investe milhões para otimizar anúncios podcast

Em busca do domínio total do mercado de podcasts, o Spotify anunciou, na última semana, que adquiriu o Podsight e o Chartable, plataformas de publicidade e análise para podcasters. A empresa não mencionou quanto pagou nas negociações, mas nos últimos anos os investimentos da plataforma nesse sentido têm sido bilionários. A rede Gimlet Media, a plataforma de hospedagem Anchor, a empresa de tecnologia de Whooshkaa e a empresa de anúncios em podcast Megaphone foram algumas das aquisições do Spotify nos últimos anos.

 

De acordo com o Spotify, a intenção das duas novas compras é “ajudar os anunciantes a entender como os anúncios em podcast impulsionam ações importantes para seus negócios”.  O Podsight é uma empresa fundada em 2018 e voltada para medição de publicidade em podcasts. Segundo o fundador da empresa, Sean Creeley, o Podsight permite, por exemplo, que um anunciante consiga mapear quando um ouvinte de podcast que teve acesso ao anúncio visita o site do anunciante.

 

No caso do Chartable, a atenção se volta para o detalhamento do público que ouve o podcast, informação que pode ser útil tanto para a captação de novos anunciantes quanto para o direcionamento de conteúdo. A tecnologia de insights de público do Chartable será integrada  à plataforma Megaphone, adquirida pelo Spotify em 2020 e que busca fazer uma ponte entre editores de podcasts e anunciantes.

 

Para o chefe de marketing e de negócios e publicidade do Spotify, Khurrum Malik, as aquisições serão cruciais para impulsionar a publicidade em podcasts. “Estamos vendo muitos anunciantes procurando transferir mais orçamentos de mídia para podcasts e estão nos dizendo que, para aumentar seu investimento na categoria, eles precisam de mais mensuração e mais insights”, afirma Malik.

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