Inicialmente, plataforma de distribuição nada mais é do que o local onde a pessoa vai ouvir seu podcast. Também pode ser chamada de agregador, plataforma de streaming, aplicativo de reprodução de áudio, tocador de áudio e por aí vai. Alguns exemplos são Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Orelo, Deezer, etc.
Mas então, como funciona? Para que o seu podcast apareça no catálogo de uma plataforma de streaming, é preciso que você cadastre o Feed RSS, que é uma espécie de URL, ou endereço do seu podcast. Esse feed será disponibilizado pela plataforma de hospedagem que você escolher (confira o post que fizemos sobre plataformas de hospedagem).
Alguns aplicativos já enviam o podcast automaticamente para alguns locais, como a Anchor, que envia para o Spotify sem necessidade de cadastro manual.
Assim então, em qual plataforma devo estar? Nosso conselho é sempre o mesmo: esteja em todas as plataformas possíveis. Não existe plataforma melhor ou pior. O melhor lugar é onde seu público está. As estatísticas costumam mostrar onde seu podcast é mais ouvido e isso pode direcionar seus esforços.
Outro termômetro eficiente, ademais, são as pesquisas sobre os aplicativos de streaming mais usados no Brasil pra ouvir podcasts, como a pesquisa Ibope que mostra os seguintes números:
Por fim, além de observar as estatísticas, faça pesquisas constantes com seu público para saber se há demanda em alguma plataforma onde você não está. Concentre seus esforços de divulgação naquela que apresentar melhores resultados, mas lembre-se que você também pode direcionar seus ouvintes.
Vila Nova Conceição | São Paulo – SP | Brasil
Todos os direitos reservados | Reverbera
Ficou com alguma dúvida? Estamos por aqui