Podcast é ferramenta para gerar autoridade e cativar seu público

Use o podcast para gerar autoridade e se tornar referência no mercado

Como você é visto dentro da sua área? Como seu nicho de mercado te reconhece? Como seus colegas te veem? Como a sociedade te enxerga no âmbito profissional? Você tem voz, vez, é lembrado como referência dentro da sua atuação? Seu nome ou a sua empresa são citados quando pedem uma indicação? Como está a sua construção de AUTORIDADE?

 

“Ah, mas eu sou competente, dedicado, estudioso, estou sempre procurando me atualizar, me qualificar. Posto artes bonitinhas nas redes sociais. Tenho um site.” Ok! Perfeito! Mas que tipo de conteúdo você está gerando? Como você tem demonstrado conhecimento? E,mais do que isso: como você tem se relacionado com o seu público?

 

E se você estiver nadando muito para morrer na praia? Já parou para pensar sobre isso?

 

Ser um bom profissional, ter um Instagram cheio de artes com frases de efeito e um site com seu telefone e endereço já não são o bastante para sobreviver ao Marketing 5.0. Na era da economia digital, para se destacar no mercado em meio a tanta concorrência é preciso mais: é preciso ser reconhecido, respeitado, é preciso se tornar REFERÊNCIA naquilo que faz. Por isso, é preciso gerar autoridade, ser aquela pessoa da qual todos se lembram quando o assunto é a sua atuação.

 

“Mas como me tornar conhecido? Como ser respeitado? Como vou demonstrar para meus colegas e para a sociedade que tenho propriedade naquilo que falo e faço, que tenho credibilidade? Como vou inspirar confiança para ser reconhecido?”

 

É claro que há várias possibilidades de caminhos a serem percorridos nessa corrida pela construção de autoridade. Um deles é por meio da contratação de um serviço de assessoria de imprensa. Estreitar relações com profissionais de mídia, se mostrar como uma ótima fonte para entrevistas e demais matérias. Publicar artigos. Debater, defender pontos de vista. Essa é uma opção para ser visto. Mas será que é a mais apropriada para você neste momento?

 

Primeiro, porque um serviço tão especializado como este custa caro, além de exigir uma construção. Não é do dia para a noite, simplesmente contratando um assessor de imprensa, que o reconhecimento virá. É preciso batalhar por espaço na mídia espontânea, sugerir pautas, conseguir emplacar uma delas, estar preparado para dar uma boa entrevista, ou seja, ter feito um bom media training para não errar quando finalmente conseguir o espaço. O caminho para estar pronto para figurar na imprensa é longo.

 

Além disso, em segundo lugar, há de se considerar a audiência: “quem é o público da imprensa tradicional atualmente? Quem assiste, ouve ou lê jornal hoje em dia? Está ali quem eu quero atingir? São precisamente estas as pessoas com as quais eu quero e preciso me comunicar?” São muitas as vantagens de uma assessoria de imprensa, mas é a melhor escolha para você neste momento? E se você já possui e trabalha com uma assessoria de imprensa: será que não há outro caminho para atingir outros públicos e ampliar sua audiência?

 

Tem! E talvez seja mais rápido e mais barato do que você imagina.

 

Uma excelente opção – e talvez a melhor e mais vantajosa delas atualmente – para construir reputação, gerar audiência e autoridade é a produção de podcasts. Os motivos são vários, olha só 

 

as vantagens do podcast para construir audiência e gerar autoridade:

 

– Mídia de nicho

O podcast tem a feliz característica de ser uma mídia de nicho. Isso quer dizer que ela, por natureza, é calcada na segmentação de público. No podcast você fala apenas para pessoas interessadas no tema que você apresenta. Com isso, você já sabe que seu tiro será certeiro, que estará te ouvindo quem está interessado. Ou seja, quem te escuta é exatamente seu público-alvo. Isso não é maravilhoso?

 

– Mídia on demand

Nós todos estamos por aí correndo de um lado para o outro. Trabalho. Trânsito. Afazeres do dia a dia. É muito difícil para todo mundo acompanhar conteúdos no momento em que passam na TV ou no rádio. É por isso que os conteúdos on demand têm feito tanto sucesso. Assim, é possível acessar o conteúdo que queremos (mídia de nicho) no momento mais propício para cada um de nós.

 

– Baixo custo de produção

Há inúmeras maneiras de se produzir um podcast. Alguns preferem pagar uma produtora, ir lá gravar e receber o produto pronto. Ótimo! Mas isso tem um custo que não é tão baixo. Enquanto isso, outros já se dedicam a aprender para produzir seu próprio podcast da maneira que quiserem. Isso porque para gravar um podcast sozinho não é necessário muito investimento. Até pelo celular dá para começar. E há opções gratuitas para todos os serviços, como hospedagem e distribuição.

 

– Temas livres e diversos

Como você é o dono do seu podcast, você tem liberdade para escolher suas pautas, determinar os assuntos que quer tratar, que quer debater com o público. Desta maneira você pode traçar um caminho para demonstrar todo o seu conhecimento. Escolher temas que você domina e tem propriedade para abordar. Assim, tem nas mãos a construção da sua autoridade neste nicho.

 

Destacamos ainda a capacidade que o podcast tem de gerar aproximação com o público, que é o que o áudio proporciona de uma maneira incrivelmente particular (que vamos destacar em outro post para este não ficar muito extenso). E também o fato de exigir menos atenção que um vídeo, o que aumenta exponencialmente a facilidade com que ele pode ser consumido, ouvido pelas pessoas.

 

É por isso que o podcast vem crescendo cada vez mais, especialmente no Brasil. Não é por acaso que o Spotify tem feito investimentos bilionários neste segmento. Podcast é a mídia da vez, podcast é a mídia do futuro. Então melhor correr atrás, se inteirar, se especializar e já pensar em lançar o seu, mas de modo estratégico.

 

Pense em qual área você quer se destacar. Qual seu nicho de atuação no mercado. Quais assuntos você mais domina. Pense onde quer chegar. O que pode conquistar com mais autoridade na sua área. Avalie como esse podcast pode cativar seu público. Te tornar conhecido. Trace sua estratégia e coloque a mão na massa. Só há vantagens na produção de podcasts.

Vila Nova Conceição | São Paulo – SP | Brasil

Todos os direitos reservados | Reverbera